Concerto de Afinação do Mundo

Performance

Concepção:
A Performance Concerto de Afinação do Mundo trata-se de uma proposição cênica inspirada na famosa obra silenciosa 4’33” do compositor norte-americano John Cage (1912).
A obra 4’33” é uma “peça em três movimentos durante os quais nenhum som é produzido intencionamente”; abandonando totalmente a intervenção do músico. O primeiro intérprete da obra, David Tudor, sentava-se ao piano durante quatro minutos e trinta e três segundos movendo silenciosamente os braços por três vezes; enquanto isso, os espectadores deviam compreender que tudo que ouviam era “música”; “minha peça favorita”, escreveu Cage, “é aquela que ouvimos o tempo todo se estivermos em silêncio”.
O nome da Performance também faz refêrencia ao livro de R. Murray Schafer A Afinação do Mundo, trabalho de exploração pioneira da paisagem sonora. Segundo R. Murray Schafer, a paisagem sonora é nosso ambiente sonoro, o sempre presente conjunto de sons, agradáveis e desagradáveis, fortes e fracos, ouvidos ou ignorados, com os quais vivemos.
Na Performance Concerto de Afinação do Mundo, o performer David da Paz dirige-se ao piano com um metrônomo na mão, dá-lhe corda, coloca-o sobre o piano e se retira para voltar dando corda a um relógio-despertador, que coloca também sobre o piano; em seguida, fecha o instrumento e finge dormir sobre ele; depois de alguns minutos o relógio toca, ele “desperta”, recolhe o despertador e o metrônomo e se retira.
A ênfase da Performance Concerto de Afinação do Mundo é simplesmente estrutural.

Ficha Técnica:
- Pesquisa, criação e encenação: David da Paz
- Composição de recursos visuais: David da Paz e Hugo Pierot
- Manipulação de recursos visuais: Hugo Pierot
- Produção: N.U.M.E. – Núcleo de Música e Experimentação
- Realização: Coletivo Curto-Cicuito
- Co-Realização: Escola de Bens Imateriais

Documentação:

Performance realizada no lançamento do Núcleo de Música e Experimentação (NUME), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza, 2007.