Entremear

Happening

entremear. [De entre- + meio + -ar.] V. t. d. 1. Pôr de permeio. T. d. e i. 2. Meter de permeio; misturar, entressachar; intermeter, intermediar: entremear trigo com cevada; “uma certa maneira de exprimir as idéias, entremeando calemburgos com palavrões sonoros” (inglês de sousa, o Missionário, p 80). 3. Intercalar, interpor. Int e p. 4. Estar ou meter-se de permeio; intermediar. P. 5. V. entremear(4). [Conjug.: v. frear]

Desestetizada, desdefinida, desmaterializada, a obra sumiu, mas sobrou o artista. O Happening (acontecimento) é a intervenção do artista no cotidiano, não através da obra, mas fazendo da intervenção uma obra. É a fusão arte-vida, pois utiliza a rua, a galeria, pessoas e objetos que estão na realidade para desencadear um acontecimento criativo. É uma provocação ao público, mas amplia sua percepção do mundo onde vive.
Propõe-se um encontro aberto aos interessados na dança-improviso em diálogo direto com o espaço público. Uma prospecção em ambientes urbanos específicos.
O não-lugar é diametralmente oposto ao espaço personalizado em geral. É representado aqui por espaços de passagem e rápida circulação, espaços de fluxo trajetorial de pedestres como escadas, corredores, túneis, becos, etc.
Desenvolver uma experiência sensorial, em que os participantes lançam-se numa espécie de “jogo de cabra-cega” e aprendem a ver com os ouvidos, o nariz e o tato. O ambiente cotidiano é revivido, recapitado durante a experiência sinestésica, na qual o participante é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da experiência.
Propõe-se aos participantes que seus gestos sejam extremamente lentos, quase estáticos, sucessões de quadros vivos, dançar entre as pessoas, próximo a elas, provocar, dialogar e aprender a conviver com o impasse arte-vida, quebrar com a
temporalidade do espaço cotidiano.
Documentação:



Happening realizado no Projeto Interferência, Alpendre: Casa de arte, pesquiza e produção, Fortaleza, 2006.