Hiperarquitetura e Hiperurbanismo do Desejo

Semana de Arte Urbana Benfica - 2010 - Fortaleza/Ceará


Proposição:
Projeto formado por 5 dispositivos que objetivaram reverberar a alteridade de modo a promover um adensamento progressivo da rede coletiva envolvida no contexto em questão: O desejo-cidade dos habitantes do Bairro Benfica.

Dispositivo 1 – Derivas – Investigações Psicogeográficas
A idéia é realizar um mapeamento cognitivo do bairro do Benfica observando as ambivalências e elaborando uma práxis urbana: “Andanças metódicas”.




Dispositivo 2 – Cartografias Situadas
Ferramenta lúdica e criativa que facilita a construção de um relato, visível a partir das derivas.

Dispositivo 3 – Performance: Interferência Cognitiva no Cotidiano
Partindo de um modelo performativo, cujo objetivo é abordar os habitantes do Benfica e instiga-los a pensar o espaço público como um território atravessado por uma trama complexa de interesses que compõem e constroem os espaços da vida e que nem sempre correspondem ao desejo de todos.

Dispositivo 4 – Interferências Visuais
Colar mapa subjetivo em diversos pontos-espaços do Benfica e interferir na paisagem.

Dispositivo 5 – Instalação
Consiste na Instauração de um meio de comunicação, por intermédio de Instalação acompanhada de cartografias, vídeos, potencializando uma expansão imprevisível e em muitas direções ao mesmo tempo.

A partir da execução dos dispositivos (Derivas, Cartografias, Performances, Interferências Visuais, Instalação), intentamos problematizar situações com ações situadas.
É uma tática-processo em constante mudança e elaboração, própria e coletiva, a partir da qual apontamos revelar conexões entre aspectos que cotidianamente apresentam-se como isolados.