Para Afirmar Nosso Direito de Usar as Ruas

Happening



Na introdução de um livro de ensaios sobre “Arte de Interesse Público”, Arlene Raven diz-nos que o “diálogo que se deve estabelecer entre uma arte de interesse público e o seu contexto crítico e cultural é crucial não apenas para o próprio futuro da Arte Pública, mas para o desenvolvimento do discurso entre Arte, o Artista, a Audiência e a Sociedade”.
Este modelo denominado "Arte de Interesse Público" emerge em 1989 e caracteriza-se por enfatizar questões sociais e ativismo político, e/ou por engajar através do “diálogo” a “colaboração” da "comunidade".
Nesta perspectiva, o local de inserção do trabalho - o site - é compreendido como um construto Pedagógico, Social e Político tanto quanto físico. Neste "Novo Gênero de Arte Pública", como denominado pela artista Suzanne Lacy, as palavras-chave são “diálogo” "comunidade" e “colaboração”.







Happening realizado de maneira colaborativa por diversas pessoas da comunidade do Alvorada, Alecrim e Flor do Mato através do M.C.P. - Movimento dos Conselhos Populares - na intenção de apontar para a insustentável organização de nosso atual sistema de transportes e colocar o automóvel na ordem do dia da discussão social. Deve-se ter em mente que questionar o automóvel deve implicar o questionamento da "sociedade do automóvel".
Portanto, essa discussão nos remete a questões económicas, sociais, ambientais e políticas mais amplas e a necessidade de uma transformação social radical.



Depois de intensas manifestações foram instalados alguns semáfaros pela Av. Washington Soares, popularmente conhecida como "rodovia da morte".
Fortaleza-Ce, 2005.