Sujeitos e Sujeitados - Homo Consumibilis

Cartografias do Poder - Programa in Progress
Performance / Intervenção-Obra-Experiência em Áreas Exclusivas Para Orgias de Consumo.

CONCEITO

Uma performance que trata da crise do sujeito contemporâneo imerso em “áreas exclusivas para orgias de consumo”. Áreas em expansão, cidade-mundo, cidade-shopping, cidade-oferta de mercadorias que se abate qual avalanche sobre os sujeitos, impedindo-os de se saberem como sujeitos.
O Shopping, em seu sentido amplo, diz Koolhas, tornou-se o paradigma de crescimento das cidades a nível mundial, e a cidade de Fortaleza não poderia escapar desse movimento geral de crescimento e subsistência da cidade somente enquanto shopping.

DESCRIÇÃO
Trata-se de uma intervenção-obra-experiência móvel, visual, imediata, pontual e efêmera que propõe interferir no cotidiano de maneira sutil e intimista.
Na performance HOMO CONSUMIBILIS o performer atravessa um mar de produtos carregando entre os dentes um cartão de crédito.
Neste mar de produtos, nesta tirania oral, o HOMO CONSUMIBILIS não encontra o que deseja, mas deseja tudo o que encontra.
A idéia é mostrar a permanente recriação de indivíduos desumanizados, permanente recriação que assegura a continuidade do sistema capitalístico contemporâneo.

Vídeo: Intervenção-Obra-Experiência realizada no Shopping Iguatemi, Fortaleza, 2008.