HOMO CONSUMIBILIS

Performance

CONCEITO
Uma performance que trata da crise do sujeito contemporâneo imerso em “áreas exclusivas para orgias de consumo” (centro comercial da cidade de Fortaleza). Áreas em expansão, cidade-mundo, cidade-shopping, cidade-oferta de mercadorias que se abate qual avalanche sobre os sujeitos, impedindo-os de se saberem como sujeitos.
O Shopping, em seu sentido amplo, diz Koolhas, tornou-se o paradigma de crescimento das cidades a nível mundial, e a cidade de Fortaleza não poderia escapar desse movimento geral de crescimento e subsistência da cidade somente enquanto shopping.

DESCRIÇÃO
Três performers e três videomakers em três situ-ações iguais lançadas em três direções diferentes que partem de um mesmo local (Praça do BNB) e derivam pelo centro da cidade de Fortaleza.
Trata-se de uma intervenção-obra-experiência visual, móvel, imediata, pontual e efêmera que propõe interferir no cotidiano de maneira sutil e intimista.
Na performance HOMO CONSUMIBILIS os performers atravessam um mar de produtos (centro comercial de Fortaleza) carregando entre os dentes vários cartões de credito.
Neste mar de produtos, nesta tirania oral, o HOMO CONSUMIBILIS não encontra o que deseja, mas deseja tudo o que encontra.
A idéia é mostrar a permanente recriação de indivíduos desumanizados, permanente recriação que assegura a continuidade do sistema capitalístico contemporâneo.

FICHA TÉCNICA
Pesquisa, criação e realização: Coletivo Curto-Circuito.
Performers: Airton Lima, David da Paz e Naiana Cabral.
Videomakers: Italo Rodrigues, Mariana Smith e Rafael Alcântara.
Local: Centro da Cidade de Fortaleza.
Dia: 5 de Agosto de 2009.
Hora: 10:10.
Produção Executiva: Escola de Bens Imateriais.

RECORTES PSICOGEOGRÁFICOS




Vídeo-Mapa Subjetivo

Intervenção-Obra-Experiência realizada no III BNB Agosto da Arte - Ações Urbanas - durante o seminário avançado de arte: Percepções Contemporâneas da Cidade.
Performer: David da Paz.

Videomaker: Italo Rodrigues.
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Vídeo-Mapa Subjetivo

Intervenção-Obra-Experiência realizada no III BNB Agosto da Arte - Ações Urbanas - durante o seminário avançado de arte: Percepções Contemporâneas da Cidade.
Performer: Naiana Cabral.
Videomaker: Mariana Smith.
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Vídeo-Mapa Subjetivo

Intervenção-Obra-Experiência realizada no III BNB Agosto da Arte - Ações Urbanas - durante o seminário avançado de arte: Percepções Contemporâneas da Cidade.
Performer: Airton Lima.
Videomaker: Rafael Alcântara.

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O CONSUMO E A SUA ENCENAÇÃO

Subvertisings











Coletivo Curto-Circuito, Fortaleza 2005.

"No contexto atual da propaganda de consumo, a mistificação fundamental da publicidadade é associar idéias de felicidade a objetos (televisão, móveis de jardim, automóvel etc.), rompendo aliás o vínculo natural que esses objetos possam ter com outros, para fazê-los constituir antes de mais nada um meio material de 'alta categoria'. Essa imagem imposta da felicidade constitui o caráter diretamente terrorista da publicidade".
Notas editoriais da IS nº5.

Propagandas Detonadas

Subvertisings



O Subvertising é uma das mais importantes formas de ação de uma vertente da guerrilha da comunicação na União Européia, Canadá e Austrália conhecido pelo nome de cultura Jamming (interferência cultural). O Subvertising é um jogo de palavras sobre a base do verbo inglês "to advertise" (fazer publicidade) e se refere à produção e difusão de antipublicidade e paródias puplicitárias.Tal técnica pode ser vista como um desdobramento do conceito de Détournement, amplamente usado e disolvido pela Internacional Situacionista. A tradução para Détornement pode ser "desvio", "distanciamento", "afastamento", "descaminhos", "roubo", "rapto".Um dos exemplos de Détournement mais conhecidos dos Situs era tomar histórias em quadrinhos americanas e substituir o conteúdo dos balões por textos revolucionários. "A Subversão é um jogo possível pelo fato das coisas poderem ser desvalorizadas", escreve Asger Jorn, em 1960, "cada elemento da cultura passada pode ser reinventado ou fragmentado".Segundo Guy Debord, "Os dois princípios básicos do Détournement são a perda de importância de cada elemento originalmente independente (o que significa a perda completa de seu sentido original) e a organização de um novo significado que confere um sentido vivo a cada elemento. Em certos casos é possível utilizar produtos da civilização burguesa, mesmo os mais insignificantes como a puplicidade, modificando seu sentido".Os Situacionistas usavam o termo no sentido concebido por Lautremont: "um método que consiste em tomar as coisas dos inimigos para montar uma outra coisa, que ajude a combater o inimigo".





Natureza Morta

Desconstrução Ambiental e Cognitiva

Diálogo com a comunidade da Sabiaguaba sobre o projeto da ponte que corta o "rio azul" iniciado a aproximadamente 6 anos e o seu impacto na atualidade.
Fortaleza, 2009.

Vídeo-Instalação no Parque Rio Branco, Festa da Vida, Fortaleza 2009.